10 Coisas Que Você Nunca Deve Fazer com o seu Cabelo


Parece que nós mulheres nunca estamos satisfeitas com o nosso cabelo, não é verdade? Quando está liso, queremos cachear; quando está cacheado, queremos alisar. Como se isso não bastasse, o que a gente não dispensa mesmo é uma mudança radical de visual para ficar com o look em dia, seja uma nova tintura, mechas, corte, escova progressiva ou qualquer outro procedimento químico que ajude a melhorar a aparência dos fios.


No entanto, como você já deve imaginar, o resultado não poderia ser pior para a saúde e beleza das madeixas. São fios danificados, oleosos, ressecados, quebradiços, com pontas duplas, com pouco ou muito volume, sem brilho e outros dramas que toda mulher costuma se queixar no dia a dia.


A boa notícia é que, mesmo com todas essas agressões diárias pelas quais passam os nossos cabelos – fora os fatores ambientais, como poluição, poeira, umidade do ar, calor, exposição solar, etc. - todos esses problemas podem ser resolvidos com alguns cuidados básicos na rotina de beleza.


Basta eliminar alguns hábitos errados que temos com o cabelo, que podem ser corriqueiros e aparentemente normais, mas que acabam estragando fio a fio, vagarosamente, sem que você perceba. Quer saber quais são eles?


Então, continue lendo esse artigo até o final e conheça 10 coisas que você nunca deve fazer com o seu cabelo para ele ficar sempre bonito e saudável!



1 – Lavar com água quente


Poucas pessoas dispensam um banho quente, principalmente depois de um dia bem puxado. No entanto, ele pode afetar em muito a saúde do cabelo, já que ajuda a abrir as cutículas dos fios, deixando-os ressecados, e a aumentar a oleosidade no couro cabeludo, que pode ocasionar caspa, irritação, descamação e queda do cabelo.

Por isso, a dica é lavar as madeixas sempre em água fria ou, no máximo, morna, para ajudar a selar (fechar) as cutículas dos fios e deixá-los mais hidratados e brilhosos.




2 – Não cortar com frequência


Tem mulher que corta os cabelos só uma vez por ano e olhe lá! Se você faz isso, saiba que está cometendo um grande erro que pode prejudicar bastante a saúde dos seus fios. Por mais que você esteja deixando as madeixas crescerem, o saudável é cortá-las a cada 3 meses para eliminar pontas duplas e o ressecamento excessivo.

Com o tempo, a parte danificada das pontas sobe para o comprimento, deixando um resultado horrível. E não é o que você quer, certo?




3 – Esfregar a toalha


Não é preciso esfregar a toalha no cabelo para secá-lo. Essa atitude só causa a quebra dos fios e muito frizz. O correto é apenas apertar o tecido delicadamente nos cabelos, retirando apenas o excesso de água. E nada de enrolar a toalha depois de sair do banho, pois também pode quebrar todo o cabelo.
4 – Aplicar condicionador na raiz

Diferente do shampoo, o condicionador nunca deve ser passado na raiz, mas apenas no comprimento do cabelo. Aplicar o produto nessa região pode acabar aumentando a oleosidade e entupindo os poros. O resultado é o desenvolvimento de caspa e queda de cabelo, uma vez que o sebo pode atrapalhar o nascimento e crescimento de novos fios.




4 – Aplicar condicionador na raiz


Diferente do shampoo, o condicionador nunca deve ser passado na raiz, mas apenas no comprimento do cabelo. Aplicar o produto nessa região pode acabar aumentando a oleosidade e entupindo os poros. O resultado é o desenvolvimento de caspa e queda de cabelo, uma vez que o sebo pode atrapalhar o nascimento e crescimento de novos fios.





5 – Deixar o condicionador nos fios


Enquanto o shampoo tem o papel de abrir as cutículas dos fios, o condicionador tem o papel fundamental de fechá-las (selá-las). Porém, quando você não enxágua o cabelo direito para remover os resquícios do produto, ele pode ficar na estrutura capilar e danificá-la, impedindo que as cutículas sejam fechadas e deixando as madeixas com um aspecto elástico e quebradiço. Portanto, trate de remover bem o produto dos fios em água abundandante, ok?





6 – Não fazer hidratação


Todos os cabelos devem passar por hidratações semanais ou, pelo menos, a cada 15 dias para se manterem saudáveis e nutridos, em especial, aqueles que passaram por agressões químicas.

O tratamento tem a função de devolver a umidade (água) perdida pelos fios, que tendem a ficar mais ressecados e danificados no decorrer da rotina. Por isso, nunca deixe de hidratá-los que se mantenham sempre macios e brilhosos.





7 – Prender os fios molhados


Nunca prenda os fios quando ainda estiverem molhados, pois isso pode fazer com que ele demore o dobro do tempo para secar e ocasionar uma proliferação de fungos e mofo, causar caspa, além de deixar a raiz molhada e enfraquecê-la e provocar a queda dos fios. Portanto, a dica é usar um leave-in enquanto o cabelo seca e evitar até mesmo o vento neste período.





8 – Usar chapinha para modelar todos os dias


A chapinha só deve ser usada quando os cabelos estiverem bem secos, sempre após a lavagem e depois da secagem natural ou com um secador. Quando você passa o aparelho quente nos fios no dia seguinte para dar aquela modelada básica, quando já há uma certa oleosidade, aumenta a possibilidade para que impurezas e a poluição penetrem na fibra capilar e a danifiquem.




9 – Exagerar nas químicas


Evite fazer mais de duas químicas no cabelo de uma vez. Relaxamento, tingimento, escova progressiva, luzes, mechas, enfim. Antes de fazer quaisquer desses procedimentos, saiba que juntos eles podem deixar os seus fios poros\os e enfraquecidos, detonando as pontas. Fique esperta!




10 – Pentear com escovas macias demais


Além de deixarem ainda mais difícil o manuseio dos cabelos, as escovas e pentes maleáveis demais podem ajudar a quebrar os fios. Por isso, a dica dos especialistas é apostar em pentes de dentes largos e firmes ou escovas estilo “raquete”, que são mais resistentes e evitam a quebra das madeixas.
  • Comentários Facebook
  • 0 Comentários Blogger

Instagram

@blogisadoramonteiro

Todos os direitos reservados 2016 - 2017 | Design & Programação